Seguidores

sábado, 15 de maio de 2010

O Fator Previdenciário e o equilíbrio de nossas contas

O Fator Previdenciário

A semana que passou a Câmara dos Deputados aprovou o fim do Fator Previdenciário. O projeto deve ir a votação no Senado e depois a sanção ou veto do Presidente Lula.
O Fator Previdenciário foi criado em 1999 com o objetivo de reduzir os benefícios previdenciários de quem aposenta antes da idade mínima, obrigando o trabalhador a ficar mais tempo trabalhando e assim reduzir o déficit da previdência atual e futuro. É uma equação que leva em consideração a alíquota e o tempo de contribuição, a idade do trabalhador e a expectativa de vida do contribuinte.
Como macro economista eu estou atento ao equilíbrio das contas públicas e da sociedade, atual e das futuras gerações. Na soma, e ao longo do tempo, consumimos o que produzimos. Não podemos tomar dinheiro emprestado toda a vida. Se quisermos consumir mais devemos produzir mais.
As projeções demográficas indicam um envelhecimento da sociedade brasileira, com o número de pessoas aposentadas crescendo a uma velocidade alta. Em meados deste século teremos um número maior de pessoas se aposentando que de pessoas entrando no mercado de trabalho (provavelmente quando eu estiver me aposentando). Quem for trabalhar nesta época terá que produzir por ele e por outra pessoa aposentada, o que não será uma tarefa fácil.
Teremos de investir para aumentar a produtividade do trabalhador brasileiro muito rapidamente, se for possível, se não teremos de aumentar o tempo de trabalho deste. A solução será maior numero de trabalhadores, maior produção por trabalhador, ou mais tempo trabalhado.
O Fator Previdenciário é uma tentativa de tampar um buraco na previdência. Como cidadão e colocando o sapado dos aposentados, sei que é uma solução pobre, pouco discutida e que penaliza os mais fracos, pessoas que ganham até o teto da previdência. Mas estava dando uma melhora nas contas da previdência e permitindo que se pagasse os benefícios em dia. Acho justo que eliminemos o Fator Previdenciário, mas quero alguma política que procure acabar com o desequilíbrio das contas da previdência no longo prazo.
É nossa responsabilidade encontrar soluções que viabilizem a convivência harmônica e a justa distribuição da riqueza entre aposentados e trabalhadores que leve a um enriquecimento da nação e de seu povo.
O que você acha do Fator Previdenciário? E quais as soluções você sugere para o déficit da previdência? Vote, escreva!

Nenhum comentário: