Seguidores

sábado, 22 de maio de 2010

Cantiga para Brasilia

Em 1983
No aniversário de Brasília eu escrevi um texto onde dizia que Brasília era bonita por representar o país. Hoje tive a felicidade de encontrar e este lindo poema de Paulo José.

Cantiga de amor para Brasília

* Por Paulo José Cunha

Há quem te veja nave de aço, avião
mas eu te vejo ave de pluma,
asas abertas sobre o chão.

Há quem te veja futurista e avançada
mas eu recolho em ti a paisagem rural
lá de onde eu vim:
fazenda iluminada.
E quem declara guerra a teu concreto armado
nunca sentiu a paz do teu concreto desarmado.

Há quem te veja exata, fria, diurna e burocrática,
mas te conheço é gata noturna, quente, sensual – enigmática.

Há quem te gostaria só Plano Piloto, teu lado nobre,
mas eu também te encontro na periferia, teu lado pobre.

Há quem te reconheça nos cartões postais
mas te vejo inteira, Planaltina,
cercada de Gamas, Guarás e Taguatingas.


Aos que só te querem grande – Patrimônio Mundial
egoisticamente te declaro patrimônio meu, exclusivo:
Brasília minha
e, no meu bem-querer diminutivo, Brasilinha.

* Poeta de Brasília/DF

Nenhum comentário: