Seguidores

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O arquivamento do processo contra arruda - O que eu espero de 2010: acenda uma luz

Transcrevo este texto da mensagem de Natal que mandei para meus amigos no final de 2009 por sugestão de uma amiga querida. Faço-o em parte para atender à sugestão dela, em parte para ter algo a dizer neste momento, em parte para convencer a mim mesmo que é possível fazer algo, ainda que em alguns momentos os fatos nos escandalizem, como o arquivamento esta tarde do pedido de impeachment do Governador Arruda pela câmara legislativa do DF com uma justificativa perdida (acho que deve ser escrito assim mesmo, com iniciais minúsculas).
"Ainda com as cenas de corrupção em Brasília me incomodando , eu às vezes me pergunto se estamos piores ou melhores que no passado? Mas apesar da indignação, e de muitos dizerem que o mundo está muito pior que no passado, eu penso diferente. Eu acredito que a história começou com trevas, nas trevas da magia, do medo, do autoritarismo, o próprio obscurantismo e se desenvolveu em direção ao conhecimento e ao autogoverno. Para mim a democracia ainda é uma criancinha na história da humanidade. Alguns, ainda descendente das trevas, se embriagam com o grau de liberdade que temos e com o excesso de delegação que lhes conferimos para se aproveitar de maneira medíocre apenas em benefício próprio. Estes fatos chocam a todos nós, mas eles não são a nossa essência, não são a essência da humanidade, nem o nosso futuro, eles são o passado de trevas, que ainda permeiam nosso presente e futuro. Em 2010, no meio de muitas trevas teremos a chance de acender uma luz. Talvez não um holofote, mas pelo menos uma vela. É isto que eu vou fazer e se muitos de nós também acenderem uma velinha no ano que entra, nosso mundo será mais iluminado. Acenda em 2010 uma vela de participação e conhecimento, para clarear nosso mundo.
...CONTRUAMOS JUNTOS UM FELIZ 2010."

Nenhum comentário: