Seguidores

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Transitividade e Legalidade

Estes dias o PT pipocou na mídia dizendo que o candidato a vice de José Serra era um irresponsável, um desqualificado, um despreparado e que o processaria por ter divulgado que o PT era ligado às Farc e ao Narcotráfico.

A imprensa tem noticiado há muito, como a Gazeta do Povo em 3 de junho de 2008, a ligação do PT com ex-guerrilheiros, inclusive a contratação para cargo de confiança da esposa de um ex-guerrilheiro, a pedido da então ministra Dilma. Também vemos sempre notícias de que o pessoal da Farc tem ligação com o narcotráfico.

Assim entendo que o candidato Índio da Costa tenha usado uma lógica rápida, muito conhecida na matemática: se a|b e b|c então facilmente temos que a|c, garantindo que a relação é transitiva. Ou seja, vejo uma conclusão rápida de uma análise pouco profunda, talvez até leviana. Mas não vejo crime nisto que precise ser processado.

Mas vejo crime quando os funcionários da receita deixam vazer se aproveita do domínio da máquina pública e invade sigilo fiscal dos oposicionistas e usam as informações para desgastar a candidatura do PSDB, como fizeram no caso do vice-presidente do PSDB, algo semelhante que fizeram com aquele caseiro na época do Palocci. Vejo crime quando os sindicatos, sustentados com meu dinheiro, com seu dinheiro, com dinheiro público, sem auditoria do TCU, fazerem campanha abertamente para a candidata do PT e usarem a máquina sindical para chamar o candidato do PSDB de mentiroso e contra o trabalhador. Vejo sim ilegalidade quando o presidente da República usa meu dinheiro para pagar o avião e seguranças para ir a um comício da candidata de seu partido. Meu dinheiro, o dinheiro público tem que ser usado para o interesse comum, do pais, nunca de um partido. Mas ele já tinha mostrado ter dificuldade de separar o público do privado quando ao assumir mandou fazer uma estrela vermelha nos jardins do Palácio Alvorada, uma instituição pública, feita para abrigar o destinatário da nação exibindo o símbolo de um partido. Usar recursos públicos para se fazer presente em comício do PT deve ser fichinha para o presidente.

A disputa parece estar não entre os que querem privilegiar os pobres e os que querem privilegiar os ricos. Talvez a disputa esteja entre os que usam a lógica matemática, ainda que para uma conclusão precipitada e os que atuam fora da lei, pois se acreditam acima dela.

Mais uma vez lembro do poema atribuído a Bretch:
"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo."

Ai me pergunto onde estamos indo? Será que estamos sem perceber caminhando para um regime autoritário disfarçado de social?

Nenhum comentário: