Seguidores

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Somos Um e Política: Retratos de uma época

Eu recebi uma linda mensagem de ano novo (vou blogar abaixo). Dizia que escreveríamos um livro novo a cada ano que se inicia, independente do que ocorreu no passado. É verdade, podemos sempre iniciar uma reescrita de nossas vidas, escrever páginas novas, mas eu acredito que a vida não tem safras definidas, como a agricultura, é de semear e colher ao mesmo tempo, semear constantemente e colher constantemente. Semear para o futuro e colher o que plantamos no passado. Não adianta semear rosas a partir de 2011 e já querer colher-las imediatamente, se em 2010, 2009, 2008... semeamos tomates. Há de se ter paciência e sabedoria, pois por mais que tenhamos mudado, ainda colheremos um pouco do que plantamos no passado.

O Brasil está em festas, oito anos de Governo Lula, o presidente mais aprovado da história deste país. Final de uma era. Lula fez um grande governo, mas pegou um país ajustado pelas reformas impopulares feitas pelo presidente anterior e no caminho do crescimento sustentado. Muito fez em cima de uma plataforma sólida. Embora se expresse dessa forma, ele não pegou um livro em branco e escreveu a história de sucesso deste país a partir de 2003. Sua colheita foi plantada em períodos anteriores. Dilma colherá sua semeadura. Os anos vindouros dirão se foi boa.

Em termos de políticas internacionais incomoda aos brasileiros que lutaram contra o regime militar ver o governo Lula apoiar todas as ditaduras dos dias de hoje. Foi amigo próximo de Buch (um governante de direita) e se afastou dos EUA quando o democrata Obama assumiu. Se omitiu diante da morte de militantes oposicionistas cubanos e iranianos e do apedrejamento da mulher naquele país. No último dia de governo o ex-presidente fechou sua política externa com a liberação de um assassino condenada pela morte de quatro pessoas, por uma nação democrática, com muito mais tradição de liberdades que a nossa, com a desculpa de participar de um grupo político guerrilheiro. Pelas ironias e desprezo com que o presidente se refere a tudo que seja contra ele, eu estou feliz muito com a posse de Dilma.

Que Dilma implemente um novo tempo no Brasil. Estou torcendo por todos nós.
No Blog do Zé Ricardo as três ultimas enquetes terminam com um redondo não as ultimas notícias do governo que se finda: 12 foram contra a reintrodução da CPMF, contra apenas um voto; oito foram contra o expurgo da inflação de alimentos e transportes, como queria o ministro Mantega, contra um e nove se posicionaram contra o silêncio do governo Brasileiro na ONU em relação aos apedrejamentos no Iram. Mais uma vez um voto achou que o governo brasileiro agiu certo.

Grato a todos que visitaram e contribuíram para o Blog do Zé Ricardo, espero que possamos colher muitos frutos bons, destes anos de nunca na história do Brasil e que possamos semear muitas coisas boas, escrevendo novas paginas em nossos livros.
Feliz 2011.
Zé Ricardo

Nenhum comentário: