Seguidores

terça-feira, 23 de março de 2010

Coluna do Ary: A NOVIDADE SUCESSÓRIA

Ary Ribeiro* 22/03/2010


O noticiário do fim de semana trouxe uma novidade no quadro sucessório. Não, não foi a entrevista concedida pelo governador José Serra ao apresentador de TV José Luiz Datena, na qual admitiu sua candidatura, a ser formalmente anunciada logo depois da Semana Santa.

Embora divulgada como novidade, por ter sido a primeira vez em que o governador paulista a confirmou, na verdade isso era mais do que esperado. Já havia sido anunciado que a candidatura seria lançada no começo de abril – e para o PSDB e Serra não havia mais outra saída. O nome de Serra já havia passado do point of no return.

A novidade está na possibilidade de a senadora Kátia Abreu, do DEM, vir a ser a vice na chapa de Serra. A ideia, segundo a imprensa, começou a circular entre integrantes do DEM. O partido – antigo PFL –, fiel associado do PSDB e participante do governo Fernando Henrique com o vice Marco Maciel, conformara-se em aceitar uma chapa “puro sangue” do PSDB, com Serra e Aécio, mas com a reiterada recusa do governador mineiro, o DEM estaria propenso a pleitear o lugar – e o nome que alguns de seus integrantes sugerem é o da senadora.

Pode-se alegar que o DEM, depois dos episódios de Brasília, em que perdeu seu único governador (e o vice), estaria enfraquecido demais para pretender a indicação. Kátia Abreu, porém, é figura que transcende as fileiras do partido, tem carisma, e poderia dar mais substância à chapa. Os defensores de seu nome dizem que ela não é apenas uma senadora do DEM. É líder dos agricultores e pecuaristas, grandes e pequenos, de todo o País, o que não é pouca coisa. É presidente da poderosa Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), primeira mulher a assumir a sua direção, depois de brilhante carreira na política e no mundo empresarial. Viúva muito jovem, assumiu o comando das fazendas do marido, no Tocantins, fê-las prosperar e se tornou líder local, regional e nacional dos agricultores e pecuaristas. Elegeu-se deputada federal e depois senadora. Foi a relatora da pretendida prorrogação da CPMF e apresentou parecer demolidor, contribuindo para a sua derrubada. Tem total desenvoltura para defender seus pontos de vista nas comissões e na tribuna do plenário. Como mulher, funcionária como contraponto à candidata palaciana. Como se vê, argumentos não faltam.


CUBA: COISAS ESTRANHAS

Cuba e Venezuela seriam, hoje, os únicos países do Continente Americano a manter presos políticos, muitos dos quais simplesmente por discordarem do governo, por terem ousado fazer críticas. Em relação a Cuba, há fatos estranhos. O governo tem permitido que circulem fotos ao menos de alguns deles, inclusive de Guillermo Fariñas, esquálido em decorrência da greve de fome. Mais curioso é estar permitindo que deem entrevistas à imprensa estrangeira e falando o que querem. Há pouco, lemos em jornais brasileiros declarações do próprio Fariñas. E ontem, no jornal O Estado de S.Paulo, as do jornalista Pablo Pacheco, preso em 2003. E ficamos sabendo que ele está autorizado a fazer um telefonema de 20 minutos, a cada dois dias, para parentes e amigos – “um privilégio”, porque alguns presos “só podem ligar uma vez por semana”. Para uma ditadura, estranha liberalidade. Será que o regime está se abrandando?


HOLLYWOOD

Notícia de ontem da Folha Online: “Lula inaugura obras que voltam a ser canteiros – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Planalto, viajam pelo país para inaugurações que, após a desmontagem do palanque oficial, voltam a ser canteiros de obras, informa reportagem de Simone Iglesias e Eduardo Scolese, publicada neste domingo. Levantamento em 22 obras entregues pelo presidente e pela ministra desde outubro mostra que 13 delas (60%) não funcionam efetivamente. Em um dos casos, barragem inaugurada pelos dois em Jenipapo de Minas (MG) não tem licença ambiental nem prazo para entrar em operação.”

GENI

Sem entrar no mérito dos episódios ou de quaisquer decisões, enquanto acusados de participação no escândalo do mensalão estão por aí, livres e fagueiros, promovendo grandes festanças ou até dando lições de ética para jovens formandos, José Roberto Arruda está sem partido, preso, teve negado o habeas corpus, negada autorização para ver DVD, seu mandato foi cassado pelo TRE e, na Câmara Distrital, instaurou-se o processo de impeachment.


LIÇÕES DE INGLÊS

Nem a má repercussão mundial do caso da morte, em greve de fome, do dissidente cubano Orlando Zapata, nem a recente viagem ao Oriente Médio – classificada de desastrosa por alguns dos principais jornais e revistas brasileiros – deixaram Lula abatido. O jornal The Times, de Londres, em sua edição de ontem (21), disse que ele considera candidatar-se a Secretário-Geral da ONU, cargo que estará vago em fins de 2011, com o término do mandato de Ban Ki Moon. Ele vai aprender inglês?

* O autor é jornalista.

Nenhum comentário: