Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Somos Um: sem palavras para Tragédia Serrana

Quem lê o blog do Zé Ricardo deve perceber que ele demora a reagir a notícias de tragédias, como a do ano que passou no Rio, e esta que assistimos nos meios de comunicação.

Todos os tipos de comentários são feitos, culpados são encontrados, medidas são tomadas, visitas são feitas. Para mim, o primeiro impacto é calar meu coração. Não há o que dizer que alivie a dor de quem está vivendo na região serrana.

Costumávamos dizer que Deus era brasileiro, que nada de mal a natureza nos causava. Parece que isto está mudando. Não, não é que Deus deixou de ser brasileiro, para mim ele é brasileiro, americano, africano, árabe, judeu, coreano e nunca privilegiou o Brasil diante de seus outros filhos.

Mas a natureza está mostrando sua fúria em todos os lugares. Nós nos sentíamos isolados de sua força. Desprezávamo-la como submetida a vontade do homem, do Homem Deus Brasileiro. Agora ela mostra que não é bem assim. Ela chegou com força e encontrou um povo despreparado para lidar com ela. Bem que ela deu alguns avisos, vários, em várias cidades brasileiras. Mas nós, não só os governantes corruptos e não corruptos, nós não demos atenção. Foi com o vizinho. Aliais, fazemos isto com muitas coisas. A dor do vizinho não nos afeta e por isto não é problema nosso.

A natureza bateu e desta vez bateu indiscriminadamente, em ricos e em pobres, com a mesma fúria e intensidade. Talvez agora, que alguns sobrenomes famosos e contas bancárias fortes, sejamos mais atentos aos gritos da natureza.

Mortes e sofrimentos não têm lado bom. Principalmente quando nós estamos envolvidos. Mas se pelo menos começarmos a ouvir a natureza, a nos preocuparmos com ela, nos prepararmos para sua fúria. Se pelo menos começarmos a perceber que a vida humana vale não pelo sobrenome que carrega,ou pelo tamanho da conta bancária, mas pela beleza de Ser Humano, independente de sexo, de religião, de crença, de opção de vida, de cor. Se talvez se a Dor Serrana abrir nossos olhos para o nosso próximo e para a necessidade de nos cuidarmos e nos ajudarmos coletivamente a prever e a socorrer na hora de dificuldade, os mártires da Serra terão feito algo para a Humanidade Brasileira. Ai Deus deixa de ser brasileiro, protetor dos ricos, e passa a ser a origem de Todos Nós.

Nenhum comentário: