Seguidores

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PARABÉNS BRASÍLIA

A votação sobre a intervenção de Brasília no Blog do Zé Ricardo chegou ao fim e eu nem percebi. Contabilizamos 16 votos, 12 a favor e 4 contra (aumentei o prazo até final de abril para os que não votaram).

Mas hoje, 50 anos depois de sua inauguração, Brasília sofreu outra intervenção. A intervenção de seu povo. Quem saiu hoje e foi ao Eixo Monumental, seja nos palcos oficial, na frente do Museu da República, seja no Brasília outros 50, ficou como eu estarrecido com a beleza da diversidade cultural, das músicas, das pessoas, de sua presença. O povo tomou conta da praça, literalmente. O corpo do avião era, pela primeira vez na história de nosso país, realmente do povo de Brasília. Gente simples, gente bem vestida, gente trabalhando (muitas), gente carregando barras de gelo em baixo do braço e lotes de água ou cerveja na outra para vender mais a frente. Gente fazendo foto, pintando, cantando, gente passeando, Brasília hoje você foi o esplendor de seus criadores, mais que isto, você pertenceu hoje ao povo que te habita. Os naturais e os que te adotaram.

Todos te cantaram com versos e reversos. Hoje não foi um dia para vinganças, disputas, nem desavenças. Hoje tivemos de tudo, dos Móveis de Acaju ao Bumba meu Boi de seu Teodoro, passando pelos Paralamas do Sucesso.
Brasília foi hoje o caldeirão cultural que lhe marca. Hoje fostes de todas as cores. Não serias tu Brasília se fosse só de plumas e paetês. Não seria tu Brasília se fosses aquela ilha da fantasia que antes representavas. Brasília hoje, de rico e de pobre, tudo tem um pouco.

Noite adentro tem gente na rua curtindo a música e as opções culturais. Mas um show que fez diferente foi o da Sandra Duailibi, cantando compositores de Brasília, nascidos e que a adotaram, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Brasília. Muita gente veio de fora ver. Foi um show de bola, ou melhor show de voz. Valeu a pena (amanhã tem bis para quem não viu). Brasília 50 anos tem muito mais a oferecer. Que bom viver nesta cidade neste momento.

Se quisermos transformar Brasília em um local exemplar para o resto do Brasil, precisamos também pensar em transformar todo o nosso Brasil. Se queremos uma Brasília livre de corrupções, necessitamos alterar as leis eleitorais, o sistema político e a estrutura dos partidos políticos para todo o país.

Brasília, nos teus 50 anos nós esperamos de ti e de teus eleitores o chamado para que tenhamos um país mais ético, mais participativo, mais responsável, mais trabalhador, mais inventivo, mais justo e mais democrático.

Nenhum comentário: