O Jornal Valor Econômico de hoje publica matéria informando que uma parte importante dos bons parlamentares está pensando em abandonar a vida parlamentar. Para estes parlamentares, o deputado e senador hoje são apenas despachantes de luxo. Estão desencantados com suas capacidades de influir no futuro da nação e a qualidade ética do parlamento. desestimula a vontade de ficar.
O maior objetivo do parlamentar hoje é continuar parlamentar e para isto o interesse público torna-se menor. Os deputados Fernando Coruja do PPS, Roberto Magalhães (DEM), Ibsen Pinheiro (PMDB) e José Eduardo (PT) já desistiram. Arnaldo Madeira do PSDB está indo na mesma direção.
Segundo Ibsen, 90% do parlamento se preocupa com assuntos secundários à Nação. José Eduardo do PT diz que com as atuais regras, participar de eleição é ir pedir dinheiro. Todos eles concordam com isto e acreditam que os eleitos não vão querer mudar estas regras. Por isto preferem sair.
O Congresso se empobreceu, perdeu seu papel. Sem a grandeza do Congresso que lutou pelas garantias democráticas no passado o presidente é Absoluto. Bom quando temos um bom presidente. Quando não, veremos.
A reforma política é IMPERIOSA. Não só a eleitoral, mas aquela que cria mecanismos de responsabilidade do governo e do parlamento. Acorda Brasil.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário