Seguidores

sábado, 13 de outubro de 2012

Dia das Crianças: O Velho que você foi teria orgulho da Criança que você se tornou?

Eu cresci ouvindo meu pai-Egídio (meu tio quase pai) repetir os dizeres do Pe Lebret de que todo homem nasce velho e a vida é uma experiência para se tornar novo. Eu achava aquilo um clichê e nunca entendia direito o que queria dizer. Ele, paciente, tentava me explicar dizendo que nascemos cheio de conceitos e pré-conceitos que vêm de nossos antepassados, que se reproduz por nossas famílias e pela sociedade e ao longo da vida, pela experiência, pela vivência, vamos deixando de lado os conceitos e pré-conceitos e vamos percebendo o mundo com nossos próprios olhos.

Quando ouço hoje alguns terapeutas ou psicólogos dizerem despertem sua criança interior, eu fico me perguntando que criança? Aquela cheia de medos? Aquela procurava repetir e fazer tudo para ser aceito e aprovado pelos mais velhos? Aquela criança que disputava o espaço de afeto com os outros e se sentia pouco acolhida? Não. Essa eu não quero desperta.

Hoje eu acho que percebi o que o Pe Lebret e meu tio queriam dizer e agradeço a Deus ter vivido 48 anos até aqui para poder aprender a observar o mundo com meus olhos, senti-lo com meus sentimentos, vê-lo com meus olhos, não com os filtros. Quero vive-lo muito mais, pois acho que ainda posso ir mais longe em me tornar CRIANÇA.

Quarenta e oito anos depois, a criança que eu estou despertando é outra. Olha para si e sente-se seguro do que faz. Não precisa do aplauso exterior para agir. Estar aberto para descobrir o que é certo e o que é errado para si, não para os outros e muito menos para agradar os outros. Acho que ainda preciso uns 100 anos de existência para alcançar o estado de infância que desejo. Mas estou feliz aonde cheguei.

Abaixo um texto legal sem autor, mas encaminhado por Suênia Medeiros, uma amiga psicóloga do GDF. Só trocaria o título e diria: “O velho que você foi teria orgulho da criança que você se tornou?”

Ricardito

 A CRIANÇA QUE VOCÊ FOI TERIA ORGULHO DO ADULTO QUE VOCÊ SE TORNOU? enviado por Suenia Medeiros

Quando criança você tinha medo de engolir o caroço de alguma fruta, pois acreditava que ia nascer uma árvore dentro da sua barriga? Você usava o cobertor para se proteger dos monstros da noite escura? Lembra-se do seu brinquedo preferido? Qual foi o momento mais feliz da sua infância? Por onde anda aquele sentimento de alegria, ânsia em crescer? Por que não resgatar o que era bom? A criança é uma das maiores fontes de alegria e ao resgatarmos esta alegria, ficamos mais inspirados, e menos estressados.

A criança interior representa nossos sonhos. É a fonte da criatividade, a promessa de futuro, o símbolo da transformação e crescimento. Para os adultos hoje, brincar implica em ir a restaurantes, beber e ter poder. Brincar é muito diferente, é o que acontece espontâneo, quando você joga apenas para brincar, não só para ganhar, e ter lucro. É buscar o que lhe dá prazer, porém de uma forma saudável.

Vou perguntar novamente: A criança que você foi teria orgulho do adulto que você se tornou? Acredito que sim, porque me tornei uma pessoa melhor. Lembro do meu quarto de dormir quando era pequena, e observo que não tinha brinquedos, cheirava mal, e que eu tinha fome de comida, de amor, de atenção e de carinho, portanto vejo que estou bem melhor hoje. Quando criança era agressiva, mas meus professores me ensinaram a ser uma pessoa educada, e gentil.

 A gente também aprende com os outros, como no poema encontrado na parede de um dormitório de crianças no campo de extermínio nazista, onde ficou escrito:
"Amanhã fico triste, Amanhã. Hoje não. Hoje fico alegre. E todos os dias, por mais amargos que sejam, Eu digo: Amanhã fico triste, Hoje não. Digo sim para a alegria Hoje e todos os outros dias, pois eu acredito num mundo melhor”. Ou seja, a essência mágica do pensamento infantil nos diz: “Vá firme na direção de sua meta.... porque o pensamento cria... o desejo atrai e a fé realiza..Superar é preciso. Seguir em frente é essencial. Olhar pra trás é perda de tempo. Passado se fosse bom, era presente”.

 A nossa criança interior nos lembra que a vida dá voltas. “Quando um pássaro está vivo ele come as formigas, mas quando o pássaro morre, são as formigas que o comem. Tempo e circunstâncias podem mudar a qualquer minuto. Por isso, não desvalorize ou machuque ninguém e nenhuma coisa à sua volta. Você pode ter poder hoje, mas lembre-se: o tempo é muito mais poderoso do que qualquer um de nós! Portando, seja bom! Faça o bem! A vida dá voltas. Não maltrate ninguém, não humilhe ninguém, tudo volta de alguma forma. Plante coisas boas, isso não significa que você só vai encontrar coisas boas ao longo do seu caminho. Mas isso vai ajudar você a ter mais frutos bons para saborear”.

 Mas, você pode entrar em contato com a sua criança interior agora. Veja sua cama e observe você dormindo nela, quando era pequeno. Aproxime-se, passe a mão nos cabelos dessa criança e acorde-a. Olhe bem em seus olhos e pergunte a ela o que mais quer e precisa. Ouça a resposta. Depois diga a ela que está a seu lado sempre, e que a ama muito. Abrace-a fortemente. Compre um urso, boneca ou um cachorrinho de pelúcia e coloque em sua cama. Quando estiver triste, converse com ele, como fazem as crianças. Pode ser também um carrinho, autorama, pois os compromissos profissionais exigem de nós seriedade, e precisamos de um pouco de diversão para colocar leveza na vida, e brincar de viver.

Nenhum comentário: